Gabinete de Física da Universidade de Coimbra (sec XVIII) nomeado Sitio Histórico Europeu, pela Sociedade Europeia de Física

Museu Ciencia

A galeria de instrumentos científicos e didácticos de Física da Universidade de Coimbra é, seguramente, uma das mais notáveis e raras da Europa. Estabelecida inicialmente no Colégio dos Nobres em Lisboa por Dalla Bella, foi transferida para Coimbra para fundar o Gabinete de Física associado à disciplina de Física Experimental entretanto criada pelos Estatutos Pombalinos de 1772.

Dalla Bela, que entretanto tinha regressado a Pádua, foi convidado a voltar a Portugal, desta vez para Coimbra, tendo sido um dos responsáveis pela transferência da colecção de Lisboa para Coimbra.

gab fisica1Ao Gabinete chegaram, ao longo de mais de dois séculos, máquinas, aparelhos e instrumentos que o foram enriquecendo, acompanhando o desenvolvimento da física experimental. O que resta do Gabinete de Física do século XVIII são hoje verdadeiras obras de arte, valorizadas pela riqueza dos materiais e pela perfeição na execução, que ainda ocupam as salas e o mobiliário originais. A colecção conta com mais de três mil objectos de que fazem parte cerca de quinhentos livros antigos.

Foi por isso sem grande surpresa que foi recebida a notícia de que este importante espólio da UC foi nomeado Sítio Histórico Europeu, pela Sociedade Europeia de Física, sendo o primeiro local em Portugal e o segundo na Península Ibérica a receber esta distinção.

Em comunicado, a UC refere que a nomeação resulta de uma candidatura proposta pela Sociedade Portuguesa de Física (SPF), «em particular do seu grupo de História da Física, recentemente criado pela atual direção e preparada pelos físicos Carlos Fiolhais e Décio Martins».

Integrado no Museu de Ciência, o Gabinete de Física Experimental foi criado pela Reforma Pombalina, com o objetivo de colocar a UC entre as melhores da Europa, e «afirma-se pela riqueza dos seus instrumentos e aparelhos utilizados para realizar experiências científicas – mais de meio milhar – que constituem uma coleção rara no mundo».

«Temos razões para estar muito orgulhosos em Coimbra e em Portugal. De entre os sítios históricos da Física na Europa selecionados até à data, o Gabinete de Física Experimental da Universidade de Coimbra é um dos mais antigos», sublinha Carlos Fiolhais, citado no comunicado.

O físico e investigador salienta que, «hoje, os turistas podem ver e admirar essa impressionante herança», fazendo votos de que «os responsáveis pela ciência portuguesa de hoje se inspirem nos exemplos antigos».

A presidente da Sociedade Europeia de Física, também citada no comunicado, considera que a distinção vai permitir «refletir para o resto da Europa a riqueza do espírito científico das luzes do século XVIII em Portugal».

«É bom para a imagem de Portugal no mundo. Os espaços de ciência desse século são espaços de imaginação e criatividade, muito úteis para a construção do futuro», frisou Teresa Peña.

A Sociedade Europeia de Física, que reúne as sociedades de físicos de todos os países europeus, criou a distinção de Sítio Histórico Europeu para reconhecer e promover uma lista muito restrita de locais ligados a episódios fundamentais na história da ciência, como descobertas e criação e utilização de instrumentos.

A designação de Sítio Histórico Europeu é uma das mais importantes da sociedade e do setor.

Entre os locais distinguidos, «encontram-se o CERN [Centro Europeu para a Investigação Nuclear, na Suíça], onde têm sido feitas várias descobertas em física de partículas, incluindo a partícula de Higgs, o Instituto Niels Bohr (Copenhaga), berço da moderna física atómica e nuclear, e o Blackett Laboratory do Imperial College, em Londres, palco de numerosos avanços em física fundamental», refere a UC.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Leave a Reply

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the socialchef internet portal. Requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

*
*