Gonçalo Byrne ganha Prémio Piranesi/Prix de Rome, pelo projeto de requalificação do Museu Machado de Castro

Depois da reabertura ao público em 2012, após profunda intervenção a nível arquitetónico e museológico e da nomeação ao prémio de Museu Europeu do Ano, organizado pelo European Museum Forum, o projeto de requalificação do Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, da autoria do arquitecto Gonçalo Byrne, recebeu o prémio Piranesi/Prix de Rome.

De acordo com nota de imprensa do Governo, “esta distinção, além de ser mais um reconhecimento da qualidade da arquitetura portuguesa e do trabalho de Gonçalo Byrne, contribui para a promoção e divulgação do património português no Mundo”.

MuseuNa mesma nota fica a saber-se que “de acordo com o júri, o projeto de requalificação do Museu Nacional Machado de Castro foi distinguido pela capacidade de harmonizar e articular os seus traços contemporâneos com o registo histórico da zona em que se encontra edificado, funcionando como um novo catalisador cultural para o centro histórico da cidade de Coimbra”.

Para este prémio, um dos “mais importantes do setor a nível internacional”, estavam “nomeados 18 arquitetos de cinco diferentes países (Espanha, Itália, Portugal, Suíça e Japão)”.

A Academia Adrianea de Arquitetura e Arqueologia anunciou a atribuição do Piranesi Prix de Rome ao projeto de reabilitação do Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra, da autoria do arquiteto Gonçalo Byrne, ex aequo com o projeto de renovação da Basílica de Aquileia, em Brescia, Itália, de Giovanni Tortelli e Roberto Frassoni.

O prémio, organizado em associação com o Politécnico de Milão e com o Instituto Panteão de Roma, pretende distinguir projetos de reconhecida qualidade na área de intervenção arquitetónica no património arqueológico e cultural.

O Museu Nacional Machado de Castro reabriu no final de 2012, depois de seis anos de obras de requalificação e ampliação e durante o 1º semestre de 2014 foi visitado por mais de 28.000 pessoas.

It's only fair to share...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Email this to someone
email

Leave a Reply

Note: Comments on the web site reflect the views of their authors, and not necessarily the views of the socialchef internet portal. Requested to refrain from insults, swearing and vulgar expression. We reserve the right to delete any comment without notice explanations.

Your email address will not be published. Required fields are signed with *

*
*